4 de abr. de 2012

Um pouco mais sobre agogô

por Yto

Em meio a tantos sons simultâneos, teve um que me "balançou" mais... Era um som simpático, agudo e melodioso que temperava a grande massa sonora das caixas, repiques e ganzás. "Eu gosto do som daquele. Como chama?" "Agogô" me responderam. Desde então a curiosidade por esse instrumento foi sempre crescente. Como usar? Onde usar? Com que função(ões)? Mesmo estando sempre no fundo da bateria tocando repique, nunca deixei de prestar atenção no agogô.

O agogô é um instrumento de som definido (com notas definidas: Ré, Sol, Si, Ré, a princípio) usado em muitas baterias de samba no Rio e em São Paulo. Podemos tomar como referência escolas como Grande Rio, Portela e Império Serrano com sua fantástica bateria "A sinfônica do samba".

Nas Baterias Universitárias (BU's) é cada vez mais comum o uso de agogôs, e não querendo ser bairrista, mas uma das que usa (e abusa) muito bem desse instrumento é a minha querida Bateria S/A, utilizando-se desse som cheio de possibilidades criativas, no Samba, Baião, Funk, Axé, Rock e nas Baladas, nas quais os agogôs são peça central e fundamental.

Atualmente, pode-se comprar agogôs nas lojas de instrumentos especializadas em samba, como Redenção, Contemporânea e GOPE. Há outros "fornecedores" que trabalham por conta própria, como é o caso do "Edgar do agogô" que fornece, entre outras escolas, para Império Serrano e Grande Rio e do Bernardino que fornece para algumas escolas de SP.

Para quem gostaria de aprender ou melhorar neste instrumento deixou aqui meu convite para que participem da Escolinha de Bateria da G.R.E.S Acadêmicos do Tatuapé: (LINK)

Deixo aqui 2 vídeos interessantes:

1) Levadas de agogô




2) Bateria S/A - Balada - Balatucada 2010