por Zéca Dal Secco - presidente da ABBC e criador do Balatucada
Pessoal, resolvi escrever este post, incentivado pelo Guilherme “Cebola” que está lá nos States, acompanhando também as notícias das ba(la)tucadas brazucas...
Lá se vão quatro anos que, em uma reunião na Atlética da POLI (Rateria) onde estavam reunidos os integrantes da Liga das Baterias Universitárias (Chulapa da S/A, Parodi da ESPM, Pontual da FEA PUC, Argentino da Rateria e o Mancha do Comando Mackenzista) apresentamos um então “projeto” de Torneio de Baterias Universitárias. Após algumas discussões e de uma certa desconfiança de alguns dos presentes, conseguimos um voto de confiança para que a ABBC realizasse o 1º BALATUCADA que, aconteceu no dia 29 de agosto de 2009 na quadra da Rosas de Ouro. Bem daí, o resto já virou história !
Foram quatro anos de experiências e aprendizado altamente gratificantes onde, pudemos somar a experiência da ABBC em organizar eventos ligados ao samba, à garra, juventude e idealismo dos diversos membros das C.Os. (Comissões Organizadoras) das várias edições do nosso Torneio.
Não acredito muito na expressão “fórmula de sucesso” mas, se ela realmente existir, creio que o “ingrediente” mais importante na fórmula do nosso Torneio tenham sido as C.Os. que, de uma forma altamente democrática e participativa colaboraram desde a primeira edição até as mais recentes no sucesso e aperfeiçoamento do BALATUCADA
O BALATUCADA, graças ao empenho de todos os membros que passaram pelas C.Os., sem falsa modéstia, se tornou atualmente em uma referência para aqueles que acompanham os diversos campeonatos e eventos de Baterias Universitárias do país. Sim, eu digo do país pois, já estamos sendo consultados para levarmos o nosso Torneio “Made in São Paulo” para outras capitais !
Mas, sabemos dos desafios que ainda teremos nas futuras edições do BALATUCADA, aqui em São Paulo ou em qualquer outro lugar. O mais importante é que o objetivo maior do Torneio seja sempre alcançado, qual seja: elevarmos constantemente o nível artístico das Baterias Universitárias, promovendo um intercâmbio entre as mesmas e, buscando cada vez mais uma crescente exposição das mesmas, em toda a mídia e principalmente junto ao público !
O BALATUCADA cresceu e agora temos dois grupos: o Principal e o Acesso, com 20 Baterias participantes. Como resultado deste crescimento e de seus desdobramentos, já estamos trabalhando em um projeto para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, com a participação das Baterias Universitárias ! Mas aí é uma outra história, que poderemos contar assim que tivermos com tudo formatado. Por ora acho que era isto que eu queria compartilhar com todos vocês que, amam e se dedicam à esta maravilhosa arte que é a nossa BATUCADA !!