por Carlitos
Este blog se preocupa em cobrir diversas informações e curiosidades sobre baterias de samba. Mas percebi que faltava falar de um instrumento muito importante, o chocalho. É um instrumento amplamente usado nas baterias hoje e que se tornou peça fundamental para a sustentação da “cozinha” no samba. Ele, geralmente em parceria com o agogô, é o último que começa a ser tocado quando o repinique chama o samba, esperando as subidas de tamborim. E quando entra, a diferença de som e peso da batucada é nítida.
O nome deste instrumento é algo não muito bem definido entre os batuqueiros. Uns chamam de chocalho, outros de ganzá, entre outros nomes.
Por definição, chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones executados por agitação, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos, temos o chocalho (propriamente dito), as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, etc.
Ganzá, de uma forma mais específica, é definido como um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou miçangas. O comprimento do tubo pode variar de quinze até mais de 50 centímetros. Os tubos podem ser duplos ou até triplos.
Por fim, existem as soalheiras. Sim, soalheiras. É o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento que contêm soalhas. Soalhas são pequenos objetos que produzem som quando são chocadas entre si. São quase sempre feitas de metal, tem a forma de um cone extremamente abaixado e são usadas aos pares, de modo que as partes côncavas desse cone se choquem entre si.
As soalhas podem ser consideradas pratos em miniatura. Geralmente são acionadas por agitamento, ou seja, agitando o instrumento que contém as soalhas, estas se deslocam ao longo de um suporte que as perfura, no vértice do cone. Entre instrumentos que utilizam soalhas, além das soalheiras, pode-se mencionar o pandeiro, a pandeirola, entre outros. Reconhecem essa definição?
Podemos concluir depois dessas evidências que o nome correto do instrumento amplamente utilizado em escolas de samba e baterias universitárias é soalheira, e chocalho é um nome genérico. Mas na verdade não importa. Seja chamado de ganzá, chocalho, soalheira ou qualquer outro nome, este instrumento se tornou tão indispensável quanto as caixas e repiniques na sustentação do samba, e cada escola o chama de acordo com sua tradição. Mas fica registrada uma informação mais embasada sobre o nome deste instrumento. Seguem também alguns vídeos com foco nele:
Este vídeo (em inglês), com chocalho de ferro, é muito bom, pois explica além de como executar o movimento passo a passo, a partitura do toque.
Este outro mostra a execução com chocalho de madeira. Note a diferença de timbre entre eles
Como sua bateria chama este instrumento? É de madeira ou ferro? E por que a opção de um ou outro? Mande seu comentário e amplie essa discussão.