O samba pode não só divertir e empolgar as pessoas, mas também ajudar a quem precisa.
Ritmistas da Bateria S/A investiram nessa ideia por dois anos e hoje o projeto social Samba de Escola cresce cada vez mais. O Samba de Escola acontece no CEU Uirapuru, localizado no Jardim João XXIII, , onde todos os domingos conduzimos oficinas de percussão para crianças e adolescentes, com instrumentos emprestados pela própria S/A.
O amadurecimento do projeto resultou na criação da Bateria Deixa Acontecer, que nestes dois anos de existência já fez diversas apresentações dentro da comunidade e fora dela, conquistando respeito e admiração por onde passa. O SdE visa, com a aproximação desses jovens com a música, abrir portas para a introdução de serviços falhos ou inexistentes na região.
Este mês a Bateria Deixa Acontecer foi contemplada pelo Programa VAI - Valorização de Iniciativas Culturais, da Prefeitura de São Paulo. Essa conquista é um dos resultados mais visíveis do comprometimento de todos os envolvidos, que possibilitará a compra de instrumentos próprios e infra-estrutura para as oficinas e apresentações dos jovens ritmistas.
Outro resultado muito gratificante do projeto foi o contato de alguns membros da Deixa Acontecer com o ambiente universitário, incentivando-os a batalhar por uma chance de entrar em boas faculdades. Com o apoio dos ritmistas, alguns jovens estão agora frequentando cursinhos pré-vestibulares e se preparando para candidatarem-se às melhores universidades.
Em 2011, pela 2a vez a Bateria Deixa Acontecer participou do FEArte, evento cultural promovido pela FEA-USP:
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse a Fan Page do Facebook: ou envie e-mail para sambadeescola@gmail.com.