7 de set. de 2011

Balatucada III - O maior torneio de Baterias Universitárias de São Paulo!

por Leivas

[Balatucada III - college samba band contest]

A Terceira Edição da Balatucada - Torneio de Baterias Universitárias de São Paulo -, acontecerá na Quadra da Escola de Samba Unidos do Peruche, dia 17 de setembro, das 13h. às 22h. A competição reúne as melhores baterias universitárias da cidade e este ano, faz parte do Circuito Skol Facul.


O evento é realizado pela ABBC - Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo e este ano, conta com a participação 11 baterias:

Bateria S/A, FEA-USP;
Rateria, POLI-USP; 
Primeira Opção, Medicina-USP;
ESPM;
Imperial, INSPER;
Arquitetura Mackenzie;
Comando Mackenzista, do Direito/Mackenzie;
Tatu Bola, FGV;
Economia FEA/PUC;
Bateria 22, Direito/PUC;
51, da Medicina Paulista.

Bi-campeã da Balatucada, a Bateria S/A vai defender o título este ano contra as demais concorrentes. Apesar da rivalidade inerente à competição, todos concordam que o principal objetivo do evento é a integração entre todas as Baterias Universitárias, que tem nele uma chance de evoluir tecnicamente e conhecer as demais baterias.

Confira abaixo os depoimentos sobre as primeiras edições da Balatucada:

"Ah, cara... acho que a Balatucada tem um peso muito importante pras baterias hoje. Ela cria, mesmo que por pouco tempo, um senso de responsabilidade e foco nos ritmistas para ensaiar e desenvolver sua bateria, traz a troca de conhecimento das baterias e também gera no próprio evento muita integração entre as faculdades que muitas vezes nos jogos são tão rivais que quase não se misturam. Eu, como fui mestre na primeira, vi essa idéia dar certo no começo e depois crescer muito em 2010... e eu acho que esse potencial do evento é claro quando a gente vê a evolução das baterias de um ano para o outro.

A gente (Bateria S/A) foi para 1ª e na 2ª Balatucadas com MUITO ensaio e levamos os dois títulos depois de muito esforço. Sabíamos que o 1º título não seria fácil...Para a segunda Balatucada foi pior ainda, pois o primeiro evento tinha sido um sucesso e sabiamos que as baterias se prepararim muito mais pra segunda edição. A 3ª Balatucada com certeza vai mostrar baterias muito maiores e mais preparadas..."   
(Chulapa, Mestre da Bateria S/A em 2009)

"Bom, acredito que a Balatucada em termos de nome é muito menos representativa do que o conceito em si. Cada vez mais vemos as Baterias Universitarias se fortalecendo, o movimento com um todo despontando em diferentes regiões e faculdades e acredito que a Balatucada seja a ponta do iceberg disso tudo. Um evento organizado, com baterias grandes e de boa qualidade técnica é uma otima oportunidade de integração, nao só em termos socias da galera estar lá junta e trocando idéia como também uma oportunidade de troca musical mesmo, troca de idéias que acaba fortalecendo todas os participantes dos mais variados jeitos. Isso ficou muito claro pras pessoas que observaram as duas primeiras edições, o salto qualitativo foi enorme e o mais curioso é que um formato de apresentação, completamente diferente do formato das escolas de samba tradicionais, começa a ficar cada vez mais claro e com certeza mais interessante. Tenho certeza que a terceira edição, Balatucada 2011 não será diferente; com certeza vai ser possível observar muita evolução.

Agora falando da nossa experiência como Bateria S/A mesmo. Ganhar a primeira edição em 2009  foi uma experiência muito diferente; ensaiamos MUITO e aquilo era realmente muito importante pra gente como ritmistas. Levamos isso tudo pra segunda edição em 2010. O stress foi maior, pois além da vontade de defender o título rolava uma pressão pelo fato das baterias estarem muito mais estruturadas para a apresentação, mas conseguimos levar mais uma vez o troféu. Agora pra essa terceira edição, fica a expectativa do evento, e tenho certeza que todas as baterias tem suas surpresas para mostrar no torneio!"
(Chileno, Mestre da Bateria S/A em 2010)

Ainda não comprou seu ingresso? Corra que está acabando!
Os ingressos podem ser adquiridos com representantes das Baterias participantes ou pelo site Ticket360.

Confira mais informações do evento no site da Balatucada e na página do evento no Facebook.