12 de jan. de 2012

Quando as oriundas de torcida organizada resolvem exaltar seus times

Por Danilo (colaborador especial do Blog Bateria S/A)

Ontem, ao ouvir o samba da Torcida Jovem no CD 2012 do Grupo 1 da UESP, tive a inspiração para escrever este texto. O samba é sobre o centenário do Santos Futebol Clube com o viés histórico, como uma linha do tempo. Normalmente quando escolas de samba falam clubes de futebol, são criados sambas muito bons. Muito bem escritos. Às vezes, dessas experiências são geradas obras primas, como esse samba da Jovem em 2012, do Estácio de Sá em 95 e da Imperadores do Samba de 2009. Voltemos às oriundas de organizadas...


Em 2010 o Corinthians completou 100 anos de existência. Nessa ocasião as 4 escolas provenientes de T.Os. exaltaram seu time de alguma forma: os Gaviões falando sobre a paixão, a emoção de ser corinthiano; o Camisa 12 sobre a história do clube; o Pavilhão 9 sobre o jogador Neto e, consequentemente, o Corinthians e a Estopim, no carnaval de Diadema, aludindo também a história do “meu timão”. Em minha opinião, o samba da 12 é o melhor dentre estes quatro. Ele é bem escrito, com uma melodia muito boa e com frases originais, um pouco mais inteligentes que o normal. O leitor deve estar incomodado por eu não ter incluído o Gaviões 2010 dentre as obras primas e não ter dito ele como o melhor de 2010.

O samba dos Fiéis 2010 fala muito da emoção; do “ser Corinthians”, como eu disse, mas não é o que o enredo pedia exatamente. O enredo falava das emoções mas também falava da história, da fé, da torcida, da democracia e dos dias atuais. Além de o samba não ter nada de excepcional (eu não conseguiria compor, é claro, mas não achei um deslumbre). Outro fator que me influenciou negativamente foi o fato de que, naquele ano, TODOS estavam com expectativas gigantescas sobre os Gaviões. Até os alvinegros entrarem já estava certo (mesmo já tendo todos assistido a Rosas, Mocidade, Vai Vai e Mancha): Gaviões campeã. Eu mesmo disse ao meu irmão no anhembi, enquanto o Ernesto fazia o esquenta, –Preste muita atenção pois você nunca mais vai ver isso na sua vida-. Mas aí eles entraram e não foi nada de esplendoroso. Foi um desfile ótimo como os Gaviões sempre fazem mas não foi maravilhoso. Eu me lembro de ter ficado com dó do Império e Pérola pois na avenida poucos cantavam. Estavam todos muito cansados de tanto cantar no desfile dos Fiéis.

O samba da TJS é muito bem escrito e tem uma parte que eu gostei muito. É logo depois do refrão do meio:

“Fez uma guerra parar, general se curvar ao Majestoso futebol
Seus méritos e trajetórias tem fatos marcantes, uma linda história
Envolta a tanta alegria, a JOVEM surgia,
Sua eterna companheira ... pra proteger e guardar
Pois em qualquer lugar ergue a sua bandeira”

Fazendo alusão à equipe santista que foi jogar em 1969 no antigo Congo Belga, país que estava dividido, e que “parou a guerra para te ver jogar”. Tamanha foi a alegria dos moradores do Congo que um dos generais disse que o time só poderia deixar o país se jogassem mais 2 partidas: uma em cada território.

Normalmente quando as torcidas falam de seus times também falam de si mesmas:

“(...) eu bato no peito e digo pro mundo o meu orgulho de ser Gavião” e “(...) a ti serei fiel”, em Gaviões 2010.

“Na arquibancada eu tô... Torcendo com amor! Eu sou o 12º jogador(...)” e “Sou eu, Camisa 12, sou eu!”, em Camisa 12 2010 

“Hoje é carnaval... Sou ESTOPIM DA FIEL, não paro de agitar!” em Estopim 2010

É interessante notar que a Camisa 12 subiu do Grupo 2 para o Grupo 1 em 2010; os Gaviões ficaram apenas em 5º; o 9º Pavilhao em nono lugar do Grupo de Blocos Especiais e a Estopim ficou em 1º lugar no carnaval de Diadema e foi a única escola que desfilou 200 integrantes mas não ganhou título pois, naquele ano, não houve disputa. Apenas desfiles. Para finalizar, eu não me lembro de nenhum desfile de Mancha Verde, Dragões da Real ou TUP falando exclusivamente de seus times mas sim aludindo a eles durante o samba. Creio que a Jovem suba para o acesso em 2012 e estou ansioso para ver o samba da MV 2014 sobre o Palmeiras, creio. Eles sempre fazem sambas muito bons!!

Aqui vão alguns sambas que eu conheço e que falam sobre times:
- Gaviões, P-9, Camisa 12 e Estopim 2010, falando sobre o Corinthians
-  Unidos da Ponte 2004, sobre o centenário do américa >>> Muito legal!
-  Unidos da Tijuca 1998, sobre o cinquentenário da expedição de Vasco da Gama às américas e o centenário do Clube de Regatas Vasco da Gama >> samba muito bom e empolgante que a T.J.V. canta após os gols Eexiste uma gravação ao vivo muito boa desse desfile!
-  Acadêmicos da Rocinha 2003 que fala sobre os 100 anos do Fluminense. Este samba é muito legal!
-  Estácio de Sá 1995, clássico, sobre o centenário do Flamengo. A gravação ao vivo é demais.
-  Torcida Jovem (pelo Grupo 1) e Sangue Jovem (pelo carnaval de Santos) 2012, sobre os 100 anos de peixe
-  Imperadores do Samba 2009 (das maiores de Porto Alegre), sobre os 50 anos da escola e 100 anos do Internacional. >>>> Existe um vídeo do Youtube que é sensacional desse desfile. O Samba é incrível, por isso o incluí na lista de obras primas!
-  Bambas da Orgia 2003 (das maiores de Porto Alegre também), sobre o aniversário de 100 anos do Grêmio.

Apenas um esclarecimento: Não é verdade que o Bambas e o Imperadores sejam ligados ao Grêmio e Inter, respectivamente, como muitos pensam. Da mesma forma que o Mocidade Camisa Verde e Branco não tem nada a ver com o Palmeiras e Vai-Vai com o Corinthians.

Desculpem se eu fui muito longo, me empolguei! Caso discordem de mim, comentem!